Sobre a Horta do Tijolo
Diversidade num único espaço
A Horta do Tijolo – Agropecuária e Turismo Unipessoal Lda foi constituída em 25 Setembro de 2007.
Como o próprio nome indica, os seus objetivos iniciais estavam ligados à atividade agrícola que deu início à empresa com a elaboração de um projeto de primeira instalação do seu sócio gerente, João Batista. Numa segunda fase, o objetivo era desenvolver a área do turismo, promovendo a recuperação e exploração de algumas habitações que faziam parte integrante da própria exploração agrícola.
Na área agrícola o crescimento foi sendo consolidado com o aumento e a diversificação das áreas da exploração (bovinicultura, ovinos, vinicultura, olivicultura e silvicultura).
Com o agravamento da situação económica do país, e face à sazonalidade económica da área agrícola, a Horta do Tijolo procurou outras áreas de negócio que aumentassem a resistência e o equilíbrio da empresa. Deste processo de procura surgiu a concessão do posto de combustíveis de Santo António das Areias, em Julho de 2011. No desenrolar deste negócio e face ao trabalho apresentado no desenvolvimento das vendas do posto, surgiu a oportunidade da Horta do Tijolo ficar como distribuidor oficial de combustíveis REPSOL no distrito de Portalegre. A Horta do Tijolo avançou assim com a construção das instalações e a aquisição de um camião cisterna para o efeito, e desde Janeiro de 2014 é distribuidor oficial de combustíveis Repsol para no distrito de Portalegre.
Também em 2014 a Horta do Tijolo deu início a um conjunto de parcerias na área agrícola e contabilística que levou a criação do “ Balcão do agricultor e do contribuinte” que funciona nos seus escritórios, garantido todo o tipo de apoio na resolução dos
problemas burocráticos destas duas áreas com a participação de um Engenheiro e uma Técnica Oficial de contas.
Em Abril de 2016, a Horta do Tijolo abraçou um novo projeto abrindo “A Horta – taberna” um local onde é possível petiscar e provar alguns dos nossos produtos e que tem associado um espaço de bar.
Já em Maio de 2017 e complementando as outras áreas de negocio implementadas, foi aberto um espaço de comercio de produtos para a agricultura “Horta&Tudo” onde foram centralizados o “Balcão do Agricultor e do contribuinte” os escritórios da empresa e a base de apoio à atividade agrícola da empresa.
Para 2021 a Horta do Tijolo ambiciona trabalhar a sua imagem, dando-lhe a dimensão e enquadramento nas suas várias vertentes de negócio, mas também na imagem dos seus produtos que pretende desenvolver e comercializar por conta própria. Quanto à área do turismo, 2021 será o ano de desenvolvimento dos primeiros projetos…
O Futuro
Desde a criação da Horta do Tijolo em 2007 que a palavra crise está presente no panorama do nosso país e infelizmente ganhou nova força com a pandemia. Apesar das dificuldades nunca baixámos os braços ao trabalho, nunca abdicámos dos nossos objetivos e nunca desistimos do nosso querer. Se é verdade que o caminho se tornou mais comprido e trabalhoso, é igualmente verdade que também nos fortaleceu, nos tornou mais cautelosos, mas resilientes. Continuamos a querer crescer, abertos a novas parcerias, a expandir a área de influencia comercial da nossa loja, a angariar mais clientes na entrega dos combustíveis aditivados Repsol, a prosseguir o aumento da área agrícola e da produção, a estudar novas e antigas áreas de negocio, como o turismo e claramente a responder às necessidades dos nossos clientes e às expetativas de rentabilidade e segurança de todos os nossos colaboradores.
