a Horta do Tijolo
A produção agropecuária esteve desde muito cedo ligada à família do sócio gerente da Horta do Tijolo. O passar dos anos e a diversidade na produção (criação de ovinos, caprinos, bovinos, suínos, coelhos e galinhas, a produção de leite, de vinho, a salsicharia, a produção de hortícolas e cereais), influenciou decisivamente o futuro do sócio gerente da Horta do Tijolo que o levou a formar-se na área da Engenharia Agrícola.
A partir desse momento e apesar de ainda ter exercido durante 5 anos funções técnicas na Associação de Agricultores do distrito de Portalegre e nos agrupamentos Natur-al-Carnes e Apafna era evidente a ligação à produção, o que se traduziu na instalação numa primeira fase como empresário em nome individual e depois com a Horta do Tijolo.
Hoje estamos em vários ramos de atividade dentro da agropecuária:
- Bovinos - Produzimos bovinos de carne em regime extensivo tendo por base fêmeas cruzadas de limousine, selecionadas ao longo de anos, com uma capacidade de adaptação a cada uma das 3 unidades de exploração que detemos no concelho de Marvão. Os nossos machos limousine são descendentes de linhagem pura apesar de não estarem registados oficialmente no livro genológico da raça.
- Ovinos - Os nosso rebanho tem por base a raça merino mas ao longo dos anos temos feito uma seleção natural de fêmeas que resultam de cruzamentos de esta raça com linhas de charolês e Ile de France resultando em ovelhas de maior porte mas com grande capacidade de resistência e adaptação ao tipo de solos que exploramos no concelho de Marvão.
- Olival - A Horta do Tijolo detém a exploração de cerca de 14 ha de olival tradicional da variedade galega. A exploração destes olivais é feita ainda de uma forma tradicional obtendo um produto de elevada qualidade e distinção. A comercialização é feita pela Horta do Tijolo para nichos de mercado constituídos por clientes fidelizados a este produto.
- Silvicultura - Da área explorada pela Horta do Tijolo existe uma fatia significativa de espécies como sobro, e carvalho o que se traduz numa outra área de produção como a cortiça e a própria lenha e falca resultante da gestão destas espécies.
